HS são aprendidas?
- Flavia Baião
- 15 de jun. de 2018
- 3 min de leitura

As pessoas não nascem sabendo as Habilidades Sociais - HS. Elas são aprendidas. Quem são os responsáveis por ensiná-las? 1) Família, 2) Escola, 3) Sociedade. Elas são ensinadas por uma variedade de métodos utilizados por esses responsáveis: a) Modelação b) Instrução c) Reforçamento diferencial de respostas d) Modelagem e) Fading out ou esvanecimento de dicas. As pessoas em geral aprendem as HS a partir da modelação, instrução e reforçamento diferencial de respostas. Pessoas com TEA aprendem de forma mais eficaz quando, além dos métodos a, b e c, tem a oportunidade de aprender através dos métodos d – modelagem e, principalmente, o e – Repetição com Fading in/out de dicas.
O que é a modelação
Modelação significa dar o modelo daquilo que a pessoa precisa fazer. Por exemplo: ao pedir para o paciente cumprimentá-lo, você mostra a própria mão e braço na posição correta para ele imitar.
O que é Instrução
Instrução é o comando que você dá daquilo que o paciente deve fazer. Por exemplo: ao pedir para o paciente cumprimentá-lo, você pode dizer “estenda o braço e mão em direção a minha e aperte minha mão”.
O que é Reforçamento diferencial de respostas
Reforçamento diferencial de respostas é um procedimento muito utilizado em Análise do Comportamento Aplicada – ABA. O terapeuta reforça a resposta correta que o paciente executa (elogia e faz o que ele quer naquele momento imediato, como por exemplo, dá um equipamento eletrônico para ele mexer um pouco) e não reforça quando ele erra ou não responde (não olha para o paciente, não elogia, não faz nada agradável para o paciente). Segundo as pesquisas em ABA e podemos ver isso facilmente com cada paciente, se esse procedimento for executado da forma correta, aumentará a frequência de respostas corretas e reduzirá os erros ao longo do tempo.
O nosso post anterior "Reforçamento provoca o materialismo?" contém mais informações sobre reforçamento!!!
O que é Modelagem
Modelagem é ensinar uma resposta nova para o paciente partindo de uma que ele sabe executar, mas ainda de uma forma ruim ou com muita dificuldade. O terapeuta vai dando algumas oportunidades para ele responder novamente e vai dando ao mesmo tempo algumas ajudas para ele responder melhor. No início ele reforça as primeiras respostas, depois ele passa a reforçar somente respostas um pouco melhores que ele vai conseguindo emitir, e, cada vez mais, a partir das ajudas que o terapeuta vai dando, ele vai melhorando suas respostas, até chegar à resposta almejada pelo terapeuta. (Esse procedimento é chamado também de reforçamento de aproximações sucessivas da resposta).
O que é Fading out ou esvanecimento de dicas
Quando o terapeuta pretende ensinar algo para o paciente que ele ainda não consegue fazer, ele pode dar a instrução e o modelo (modelação) como já foi mencionado, mas, além disso, torna-se necessário que ele dê ajuda para que ele consiga emitir essa resposta. Essa ajuda varia de acordo com a necessidade do paciente, podendo ser total (o terapeuta conduz toda a resposta junto com ele) e deve ser reduzida ao longo do ensino, até que retirada completamente. Essa redução até a remoção completa da ajuda é chamada de fading out ou de esvanecimento da dica.
Flavia Baião é Mestre em Análise do Comportamento (ABA) pela PUC de São Paulo, Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP, e Psicóloga do Núcleo de Terapia Comportamental - NuTeC (nutec.pi@gmail.com / 86 3222-4434 / Teresina-PI / https://www.facebook.com/nutecpi/ / https://www.instagram.com/nutecpi/)
Abaixo, você encontra um vídeo que buscamos no Youtube e que explica um pouco mais sobre Ensino de Habilidades Sociais.
Comments